Karen Pezolito

Dobras: O hiper-realismo na pintura de Karen Pezolito

19 de fevereiro de 2020 a 21 de março de 2020  abertura 19 de fevereiro de 2020 às 18h00



Karen Pezolito

Dobras: O hiper-realismo na pintura de Karen Pezolito

“Devo-lhe a verdade na pintura, e essa verdade eu lhe direi.” 

Cézanne a Émile Bernard, 1905

 

Karen Pezolito trabalha pela paixão e pelo primor da pintura. Com formação acadêmica a artista organiza seu tempo entre a família, com tudo que envolve o cuidado e manutenção da mesma com dois filhos e um marido artista, e o seu trabalho pessoal. Exercendo diariamente o ofício, sua obra propõe uma experiência hiper-realista, na observação direta, sem clichês óbvios de cores saturadas ou sombras desnecessárias. Nas dobras dos objetos observados, em proporções reais, o desafio de captar luzes e sombras migram para a tela como se uma empatia reinasse entre o observador e o assunto em questão. Parece que é isso mesmo. 

 

Sendo mãe, a artista olha ao seu redor e se depara pela casa, entre um mobiliário tradicional, com estampas, cores, formas e volumes infanto-juvenis, confirmando a presença dos filhos pré-adolescentes. Karen Pezolito vem acumulando um trabalho sério e único, quase como um inventário, em uma catalogação de objetos comuns na excelência da pintura. 

 

“Aquilo que faz a profundidade das casas de infância, sua pregnância na lembrança, é evidentemente esta estrutura complexa de interioridade onde os objetos despenteiam diante de nossos olhos os limites de uma configuração simbólica chamada residência.” Jean Baudrillard, O Sistema dos Objetos

 

Renato De Cara

Fevereiro de 2020 

 

Exposição de 19 de fevereiro a 21 de março de 2020